A colheita normalmente ocorre em média de 7 meses após a florada do café, que pode ocorrer entre os meses de abril e agosto.
Curiosidade: apesar da produção de café ser anual, assim como na maioria das árvores frutíferas, a produtividade costuma ser significativamente maior em anos intercalados, ou seja, num ano obtém-se uma produtividade maior, no outro uma produtividade menor.
Como o melhor estágio do grão para se colher o fruto é o estado cereja (maduro), um planejamento deve ser montado para que a colheita ocorra no período em que o fruto está nesse estágio de desenvolvimento.
No início da colheita, a porcentagem de grãos maduros é maior (cerca de 90% do volume de frutos do cafeeiro) e, com o passar do tempo, os frutos maduros tendem a passar a maturar / fermentar.
O ideal é que a quantidade de frutos verdes ou secos seja inferior a 5% do volume de frutos do cafeeiro no momento da colheita.
A bebida preparada com o grão de café verde tende a perder qualidade e ser carregada de adstringência.
Já a bebida preparada com o grão do café em estado maduro costuma ter qualidade muito superior.
Curiosidade: quanto maior a altitude e menor a temperatura em que o café é plantado, mais lento será o processo de amadurecimento dos frutos.
Os frutos que secam no cafeeiro podem fermentar devido à chuva e exposição a fungos.
A fermentação sem controle no cafeeiro é uma grande inimiga da qualidade do café.
Desta forma podemos concluir que não é prudente começar a colheita antes do período certo (maior incidência de frutos verdes), nem demorar muito para realizá-la (maior incidência de frutos fermentados)
Para tanto, além de começar a colheita no período correto, é necessário ter mão de obra e equipamentos dimensionados de forma que a colheita possa terminar antes que os frutos começam a fermentar no cafeeiro.
Curiosidade: alguns produtores desenvolveram métodos de fermentação controlada dos frutos do café e o resultado, quando o processo é bem sucedido, é uma bebida com um sabor bem agradável e exótico.
A colheita pode ser feita de forma mecânica ou manual e, dependendo da forma como será executada, poderá acarretar uma maior ou menor quantidade de impurezas no café(por exemplo: pedra, pau, folhas, cascas, etc.).